Tuesday, September 11, 2007

O Casal de Rurais

Um casal de trabalhadores rurais andavam na sua vida do dia a dia: enquanto ele se ocupava a fazer carvão, a mulher ia todos os dias levar-lhe o almoço.
Um certo dia quando regressava de ter ido levar o almoço ao seu marido, apareceu uma lebre aos saltos, a mulher rápida agarra uma pedra e atira-lhe, e não é que acerta mesmo na cabeça da lebre tendo ficado a mulher toda radiante.
No outro dia, indo levar o almoço ao seu marido, aproveitou para contar ao marido da lebre, mas contou muito lá à sua maneira: - contou-lhe que o galo é que tinha apanhado a lebre ao que o marido respondeu:
- Como é que isso pode ser?!
No entanto, a mulher tentou demonstrar-lhe como era possível o galo apanhar a lebre.
Pôs a lebre no chão e deitou-lhe bagos de trigo para cima da lebre (sem que o marido visse), o marido ao ver o galo a picar na lebre ficou acreditando que na realidade tinha sido o galo a apanhar a lebre.
Mais tarde o marido encontrou um alforge cheio de dinheiro e começou a pensar como é que haveria de resolver o problema, no entanto contou à sua mulher que tinha encontrado aquela quantia em dinheiro: ela ficou logo toda contente:
- Bem já temos dinheiro para as nossas extravagâncias!
Não obteve a colaboração do marido, porque este tinha medo que aparecesse o dono do dinheiro, ao que o alforge tinha de ser devolvido, mas ela não concordava com a posição do marido.
Então o que é que a mulher pensou em fazer, em vez de levar a lebre arranjadinha para o almoço dos dois deixou ficar a lebre, e para quê? Logo que aparecesse o dono do alforge ela já tinha estudado o problema, ela iria fazer uma marotice das suas: " Para que o dono do alforge não acreditasse que o marido timha encontrado o alforge do dinheiro, ela diria:
-Veja lá o meu galo também apanhou uma lebre e isso é tão verdade como o meu marido ter encontrado o seu alforge com o dinheiro.
Acabando assim o dono do alforge por ir embora não acreditando que o marido da senhora tivesse encontrado o alforge.
Assim termina o conto do alforge e da lebre, com uma lição:
Sê mais esperto que o outro que pode ser que sejas beneficiado.

No comments: