Friday, September 14, 2007

A Figueira

A fiueira é uma árvore com a sua importância no concelho de Alcoutim, sendo para muitas pessoas com uma importância fundamental, enquanto há outras pessoas que não lhe ligam nenhuma.
A figueira é uma árvore de folha caduca e a sua cultura é em terra boa, sendo especialmente em terras de barro ou mesmo em terras de areia, existe praticamente em todo o país, mas é mais frequente no Algarve Litoral e em Espanha devido ao clima Mediterrânico.
As suas folhas servem para a alimentação dos gados como ovelhas e cabras.
A figueira dá um fruto chamado figo, havendo figos de várias qualidades e tamanhos, distiguem-se pela cor e qualidade, sendo assim há figos de S. João, figos lampos, figos lampos pardos, etc.
Estes são os da primeira camada, na segunda que é em Agosto Setembro, ainda existem mais qualidades de figos, existindo com várias finalidades, como a alimentação dos passarinhos, para a nossa alimentação em verdes, ou para secar. Depois de secos poderão servir, para fazer estrelas ou figos cheios, os figos torrados, geralmente servem para guardar, sendo estes comidos na sementeira ou no Inverno.
Antigamente accontecia, que os figos eram escolhidos os melhores para torrar, sendo os menos bons para a alimentação dos gados, dos porcos e dos outros animais. Os que eram para torrar metiam-se dentro de uma canastra em camadinhas misturadas com um erva aromática que há no campo, chamado funcho e que dá um sabor formidável aos figos, tanto na sua conservação como no seu sabor.
Muitas das pessoas também fazem aguardente, sendo esse caso mais raro, essa aguardente serve também para produtos medicinais.

No comments: