Thursday, September 20, 2007

Festa em honra da Nossa Senhora da Conceição


Esta festa é realizada no monte da Corte Tabelião, na freguesia e concelho de Alcoutim, no segundo domingo de Agosto, tendo sido realizada este ano no dia 12 de Agosto.
Antes da festa tiveram de se fazer alguns preparativos :
Enfeitar as ruas, entrar em contacto com a Câmara Municipal de Alcoutim, para o fornecimento de diversos materiais, como os caixotes do lixo, cadeiras, mesas, o palco, o sistema de som, etc.
Estes são os preparativos mais em cima da festa, pois muito antes desta, já se tinha começado a trabalhar no sentido de contactar empresas para patricionar a festa, a venda de rifas, a a recolha de prémios para fazer o bazar, o contacto de artistas para actuar na festa, acordar com o padre do concelho a hora da procissão, etc.
Além disso, este ano, ´houve o lançamento de um livro, da autoria de António Mestre, chamado "Os Artefactos Antigos do Concelho de Alcoutim", havendo uma festa de lançamento, que contou com a organização de uma mesa para o seu conveniente lançamento. Etsa mesa contou com o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, o Presidente da Associação Alcance, representada pelo Prof. Francisco Morato, pelo Presidente do Mensageiro da Poesia ( Associação Poética da Amora), pelo autor, António Mestre, por Anabela Gonçalves Mestre, colaboradora do livro, e ainda representantes da empresa, como o Rádio Clube de Alcoutim, o senhor Mário Queiroz e pelo representante do Jornal "O Baixo Guadiana".
A festa começou com uma exposição de fotografia, onde são focadas diversas actividades, como por exemplo a apanha da azeitona; e a mostra do livro de poemas " O Dizer da Memória ", da autoria de António Mestre. Esteve ainda patente ao público a mostra de artefactos antigos que deram origem ao livro com o mesmo nome.
O bazar abriu às dez horas da manhã, e só fechou ao fim da noite, sendo uma forma de fazer face às despesas decorrentes da festa.
Ao almoço cada habitante do monte, reuniu no conjunto das mesas, familiares e amigos, num convívio sem par, com comida feita pelos próprios habitantes e sempre com o apoio do restaurante " O Campina", que também serve refeições e bebidas.
Depois do lançamento do livro "Os Artefactos Antigos do Concelho de Alcoutim", segundo os dipositivos que atrás foram referidos, às 17 horas houve a actuação do Grupo de Cantares do Balurco, que é um grupo ainda recente na sua génese, mas onde a maioria das pessoas que o vcompões têm já uma certa idade. Este grupo canta canções populares muito conhecidas que estão bm no ouvido de novos e velhos.
Após a actuação deste grupo é iniciada a missa em honra da Nossa Senhora da Conceição. Em seguida temos a procissão com o andor da Santa, que percorre toda a povoação, numa dedicação de carinho e fé a esta Santa.
Terminada a procissão, a Comissão de Festas ofereceu um lanche a todo o povo presente, para depois se seguir o baile abrilhantado pelo acordionista Ernesto Baptista, que tocou canções populares, bem ao gosto destas gentes.
Às 21.30 horas houve um intervalo para a actuação do grupo alentejno "Restolhice", que cantou canções de origem alentejana.
Voltou então depois o acordionista para o baile e que tocará até ao fim da festa, que mais um ano trouxe até à Corte Tabelião, dezenas e dezenas de pessoas, numa expressão popular nunca antes vista neste monte, uma festa do povo e para o povo, é claro com os devidos apoios que já foram mencionados.

1 comment:

ANTONIO LOPES said...

Caros (as) amigos (as);

PROPOSTAS DE ESPECTÁCULOS:


LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira)
18 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 18º cd (editora Espacial).
Espectáculos em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (12 pessoas em palco, 8 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são simplesmente fabulosos.
Site:
www.lucasematheus.com


LÉO & LEANDRO (dupla brasileira)
3 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 3º cd (editora Espacial).
Espectáculo em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (10 pessoas em palco, 6 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são surpreendentes.
Site: www.leoeleandro.com.pt


BANDA CORAÇÃO SERTANEJO
Um grande projecto. Sairá brevemente o seu 1º cd editado em Portugal pela editora Espacial. Na linha das bandas brasileiras Calcinha Preta e Calypso, pretende ir de encontro ás pretensões do nosso mercado. Animação total, com repertório próprio e também interpretando os grandes sucessos da música do Brasil. O cd será composto por 12 canções inéditas abarcando diversos estilos, tais como: FORRÓ, CARIMBÓ, CALYPSO, BAIÃO, SERTANEJO, etc.
A banda será composta por 6 músicos, um casal de bailarinos (trajados a preceito), um vocalista e uma vocalista. Um concerto imperdível.
Site: brevemente

AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON
Formado há 10 anos, com 9 cd´s editados lançarão brevemente o 10º através da editora Espacial, composto por 12 canções inéditas.
A música de baile no seu estado mais puro, 100% portuguesa. Na melhor tradição do bailarico de aldeia, são 3 horas consecutivas de temas só para dançar sem parar.
Esta banda é das mais solicitada para actuações em festas populares, o que atesta de facto a sua qualidade e prestígio.
Site:
www.ivason.com

Nota: Aguardo o vosso contacto para mais informações.

ANTÓNIO LOPES (913729192/960195669/email:
antonio.alproducoes@gmail.com)
--