Thursday, July 26, 2007

Lenda do Tabelião


Ao lerem este texto muitas das pessoas ficam a saber porque este monte se chama Corte Tabelião, pois a pessoa fundar este monte foi o chefe do Registo Civil, então chamado Tabelião, e que veio morar para aqui.
Esse homem que era o Tabelião era um alto e esbelto, com um bigode com as guias bem afiadas, para se manter em bom estado, com um colete que usava em especial no Inverno, umas botas caneleiras, fato e gravata, um vestuário que nunca dispensava o seu uso, usava também um chapéu, com abas muito estreitinhas, e geralmente era quase sempre cor verde, um verde escuro, que mais fazia lembrar o verde escuro dos campos.
Tinha um cavalo aonde se fazia transportar diáriamente para o seu posto de trabalho, que era no Registo Civil, e que ficava a cerca de quatro quilómetros, entre Alcoutim e a Corte Tabelião. Quando esse senhor veio para cá morar, não havia nem sequer casas, mas ele certamente veio por essas cumeadas acima, até chegar aqui ao alto, e foi aqui que ele encontrou um lugar para morar, porque daqui avistava uma determinada área em seu redor, e então resolveu em ficar por aqui, mandando construir aqui a sua casa e a cavalariça para o seu animal, e de onde vem o nome da Corte Tabelião.
Após resolver ficar por aqui , mandou fazer a casa e a cavalariça, o maior problema foi a falta de produtos essenciais à sua vivência, incluindo telhas, pedras e barro, etc. tendo mandar alguém a tratar destes assuntos, e seriam os animais de carga a transportar esses mesmos materiais.
Após se encontrar aqui a morar, os seus tempos livres eram ocupados entre a horta e a pesca, a horta tinha um bocado de terreno, que o senhor Tabelião desbravou e preparou, semeando as suas batatas, couves, feijão como diversos produtos essenciais à sua alimentação, a pesca era num lugar aqui bem próximo, e que se chama o Barranco dos Ladrões, mais concretamente o Pego do Inferno.
O Tabelião morava aqui neste local, é evidente que nem sequer há vestígios da sua residência, mas segundo a lenda contada por antepassados nossos, era este o local.

No comments: