Tuesday, May 15, 2007

A apanha da amêndoa

Ao falar sobre a amendoeira, não podemos deixar de referir, como esta era importante nos anos cinquenta-sessenta nesta região, numa altura em que todas as pessoas tinham amendoeiras para apanhar, em maior ou menor quantidade e faziam da actividade da apanha da amendoa um meio lucrativo de fazer trabalho de campo.
Nesses anos as amendoeiras eram uma mais valia para as gentes desta região, pois até havia ranchos de mulheres que levavam o Verão inteiro na apanha de amêndoa, especialmente no Algarve Litoral. Cada mulher tinha uma canastra média para encher e descascar o fruto da amendoa, pois só assim tinham a pionada ganha.
Naquela altura era lucrativo esta actividade, por isso não ficava nas amendoeiras uma única amendoa, até os jovens rapazes e raparigas iam ao rabisco, depois da apanha das amêndoas, ou seja, iam apanhar as poucas amêndoas que eram deixadas pelos apanhadores.
Hoje em dia já pouco se apanha amêndoa, já que não há compradores para ela,visto que as amêndoas que temos na nossa região não obedecem a um padrão calibrado.
No entanto a amendoeira é uma árvore que existe em grande quantidade no nosso país, devido ao clima de feição. Existe assim em grande quantidade em Trás-os-Montes e no Algarve e tem diversas qualidades como: o amarelo duro, as verdiais, Asserias e Calhau: esta última é muito grande e rara de encontrar.
A amendoeira é uma árvore de estatura média e muito bonita, especialmente quando está em flor, o que acontecenos primeiros meses do ano.
A flor da amendoeira
É a primeira do ano
Esses teus olhos menina
São os primeiros que eu amo
A amêndoa depois de estar em flor e vingada, vai ao mesmo tempo dando a folha que vai crescendo até aos meses de Maio-Junho, até que chega ao tamanho normal, o fruto já nascido, começa a abrir a casca ficando pronto para ser apanhado, depois disto realizado, as amêndoas são colocadas em sacas e levadas para casa, onde são descascadas, ficando prontas para a venda. Muitas delas são partidas para serem utilizadas no uso caseiro, especialmente na feitura de bolos. Pode também ter outras utilidades como o óleo de amêndoa.
A amêndoa é uma árvore de folha caduca, começando a sua a folha a cair no Outono, servindo para a alimentação do gado.
É uma pena que estas amêndoas agora fiquem eternizadas nas amendoeiras, pois apesar de não serem calibradas, são muito mais saborosas que as outras.

No comments: