Saturday, June 16, 2007

Lendas da Corte Tabelião

No período que vou relatar, encontrávamo-nos numa época conturbadada nossa história. Nesse tempo existiam os Guerrilhas, dois ou mais, que andavam a cavalo, e que chegavam com os cavalos onde pudessem comer alguma coisa, mesmo contra a vontade das pessoas que se encontravam a tratar desses produtos.
Um dia, em tempos já muitos recuados, as pessoas viram ao longe dois vultos, e pensaram logo que seriam os Guerrilhas, e quando estes se aproximaram, viram que tinham razão no seu pressentimento, estando as pessoas na eira a limpar o trigo.
Arrumaram os cavalos ao lado do monte de trigo, começando estes a comer o trigo, que as pessoas estavam a limpar, e sem ter sido dada autorização para tal, antes pelo contrário foi pedido, para não fazerem aquilo, os Guerrilhas então voltaram-se para a população, agredindo-os com um chicote que traziam com eles.
Uns dias mais tarde, a este referido acontecimento, no forno comunitário da Corte Tabelião estavam as mulheres a deitar o pão, aparecem eles outra vez, e como havia pouco tempo que se havia dado o caso da eira, a notícia andava de boca em boca, e as pessoas andavam amedrontradaas com aquela situção. Eles chegaram e arrumaram os cavalos ao poial do forno
e estes mesmo sem o pão estar cozido, começaram-no a comer, acabando com o pão que estava nos tabuleiros, os Guerrilhas disseram às senhoras para tirar o restante pão do forno, mesmo sem ainda estar cozido e deram-no a comer aos cavalos que acabaram por morrer de congestão.
Isto só mostra que a ganância dos Guerrilhas era tanta, que acabaram por fazer mal aos próprios cavalos, que eram no fundo o seu meio de transporte

No comments: